A atualidade do pensamento de Paulo Freire na educação de jovens e adultos no século XXI

Autor: Lemos, Silvana Donadio Vilela

Primeiro orientador: Saul, Ana Maria

Resumo: O objetivo dessa investigação é verificar a atualidade e relevância do pensamento de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos. Para o desenvolvimento da pesquisa, partiu-se de pressupostos da pesquisa qualitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa de textos de autores da atualidade, localizados em bibliotecas e em sites educacionais; análise de dissertações e teses registradas no Portal Brasileiro de Informação Científica; realização de entrevistas com pesquisadores renomados, do Brasil, da América Latina e Europa e com educadores de Jovens e Adultos. Os encontros na Cátedra Paulo Freire, da PUC/SP, espaço aberto à reflexão, diálogo e análise crítica dos trabalhos de dissertações e teses, propiciaram uma oportunidade única para a construção e desenvolvimento dessa pesquisa. Os critérios para a escolha dos entrevistados, no caso dos pesquisadores, se basearam no valor da produção bibliográfica sobre os temas Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos, na América Latina, Europa e Brasil bem como no engajamento desses profissionais na luta por uma educação libertadora. No caso dos professores, foi levada em conta, como critério, a prática significativa desses educadores como alfabetizadores. Diante desses critérios foram selecionados onze profissionais. Dentre as principais categorias freireanas destacadas pelos autores pesquisados que ratificam a atualidade e relevância do pensamento de Paulo Freire destacaram-se: unidade entre teoria e prática; a politicidade da educação; o saber de experiência feito , a conscientização; a dialogicidade e leitura do mundo e da palavra, no processo de alfabetização. Conclui-se, ao término deste estudo, que o pensamento de Paulo Freire, em pleno século XXI, permanece como uma matriz teórica significativa para a alfabetização de jovens e adultos, ao propor um trabalho para além do domínio de habilidades da leitura e da escrita. A proposta de alfabetização de Paulo Freire segue sendo reconhecida e praticada como um chamamento para a vida, que desafia os sujeitos a uma compreensão crítica da realidade, com vistas à transformação social, na direção de uma sociedade mais justa, democrática e solidária

Link para Tese: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10233