A formação permanente do professor de matemática na perspectiva freireana: um estudo de caso no Município de Diadema – SP

Autor: Cavallaro Junior, João Domingos

Primeiro orientador: Saul, Ana Maria

Resumo: Esta dissertação tem como objetivo pesquisar a contribuição da teoria freireana na formação e na prática dos professores de matemática, no Município de Diadema. Insere-se na pesquisa mais ampla da Cátedra Paulo Freire da PUC/SP: A presença de Paulo Freire na educação brasileira: análise de sistemas públicos de ensino, a partir da década de 90. Aborda questões diretamente ligadas à formação do professor de matemática, nos dias de hoje, que encontra inúmeras dificuldades advindas de uma formação precária e tecnicista, herdada das décadas anteriores e que, atualmente, ainda traz resquícios, refletindo-se numa má compreensão do ensino da matemática; isso, conseqüentemente, causa influências dentro da sala de aula, gerando desinteresses por parte dos alunos, expressos nos baixos aproveitamentos. Assim, conhecendo-se a precariedade da formação desses professores, uma questão problematizadora central orienta essa pesquisa: como os referenciais freireanos podem contribuir para a formação e a prática dos professores de matemática, visando a superação de dificuldades encontradas no ensino dessa área do conhecimento, na direção de uma educação crítico-transformadora? Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, utilizando-se de procedimentos: análise documental e pesquisa de campo, por meio de observação e realização de entrevistas

Link para visualização da Dissertação: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10185