Análise das políticas e práticas da EJA, na Secretaria Municipal de Educação, no município de São Bernardo do Campo a partir da perspectiva freireana

Autor: Silva, Adriana Pereira da

Primeiro orientador: Saul, Ana Maria

Resumo: O presente registro se refere a uma pesquisa que se efetivou com a intenção de analisar os limites e as possibilidades que uma prática de EJA enfrenta para organizar uma formação integral numa perspectiva Freireana em que o diálogo e a participação são questões fundamentais. Para isso houve uma pesquisa bibliográfica em que ocorreu uma análise de alguns recortes da história da EJA no Brasil e de sua organização curricular, com uma leitura analítica de qual foi a proposta formativa desses períodos. Em continuidade ao estudo teórico, respaldado em Freire foi realizado uma reflexão sobre as possibilidades formativas que respeita as necessidades humanas, nas dimensões: ética, estética, técnica e houve uma análise de como um currículo para jovens e adultos pode atender a essas dimensões, numa perspectiva crítica, na lógica da formação integral. Para ilucidar a reflexão foi realizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativa. A pesquisa de campo ocorreu em duas dimensões, houve um estudo documental sobre as normativas da Secretaria de Educação para com a execução do atendimento em EJA, com propósito de entender como as orientações influenciaram o atendimento e a organização curricular dessa rede de ensino para essa modalidade. Ainda na pesquisa de campo teve-se a intenção de verificar os limites e possibilidades que a prática educativa possui para efetivar uma formação integral, numa perspectiva Freireana, então houve um estudo em duas unidades escolares e nessas as coletas de dados contribuíram para entender o perfil e as concepções que os educadores/as, equipe de gestão tem sobre a EJA, além disso, foi possível perceber como organizam o currículo, a ponto de ocorrer uma observação da prática didática.

Link para visualização da Dissertação: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/9660/1/Adriana%20Pereira%20da%20Silva.pdf