Leitura e escrita no contexto da alfabetização crítica proposta por Paulo Freire: estudo de caso no município de Embu das Artes

Autor: Souza, Edilene de Oliveira Francisco

Resumo: A alfabetização é um tema que está constantemente presente em pauta de programas de formação de educadores, em campanhas eleitorais, em discursos políticos e acadêmicos. Muitas são as publicações que tratam sobre o tema e, em cada nova publicação, novos questionamentos, novas hipóteses e novas metodologias surgem na tentativa de se buscar soluções para resolver as dificuldades enfrentadas pelas escolas em ensinar a ler e a escrever. Objetivando apontar caminhos para melhoria no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, essa pesquisa, fundamentada nos pressupostos políticos e epistemológicos propostos por Paulo Freire, indica possíveis caminhos para a concretização de práticas de alfabetização crítica e significativa. Esse estudo integra uma pesquisa mais ampla desenvolvida na Cátedra Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenada pela professora Dra. Ana Maria Saul, que investiga a presença dos referenciais freireanos na educação brasileira. O município de Embu das Artes foi escolhido nessa pesquisa para investigar como os pressupostos freireanos sobre alfabetização crítica se concretizam na política e na pratica curricular dessa rede de ensino. Os resultados demonstram a possibilidade de reinvenção do pensamento de Paulo Freire, no chão da escola, no contexto da alfabetização crítica.

Link para visualização da Dissertação: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/9711/1/Edilene%20de%20Oliveira%20Francisco%20Souza.pdf