O ensino de informática na perspectiva freireana: análise de uma prática escolar

Autor: Oliveira Junior, Nivaldo Neves

Primeiro orientador: Saul, Ana Maria

Resumo: O trabalho aqui apresentado mostra a análise da prática de ensino da disciplina de informática, realizado em uma escola particular de são Paulo onde buscamos entender como os conceitos freireanos Dialogicidade e Vocação para o ser mais são realizadas na superação das possíveis relações de poder existentes no ensino de Informática. A presente dissertação tem como objetivo promover o debate sobre o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, fazendo uma análise de forma crítica, para que se possa refletir sobre os possíveis usos de tais tecnologias na educação. Essa pesquisa nos permite concluir sobre a importância de um referencial freireano para o uso das tecnologias na educação. Apresentou a necessidade de aprofundarmos, ainda, o estudo sobre as técnicas e seu papel na formação do homem e da mulher como sujeitos transformadores do mundo. Neste estudo optou-se pela pesquisa qualitativa priorizando como procedimento a realização de entrevistas dirigidas com questões abertas, o material transcrito foi submetido à análise qualitativa de conteúdo.

Link para visualização da Dissertação: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10186