Referenciais freireanos na prática pedagógica: um estudo em uma escola pública do Município de Itajubá-MG

Autor: Sá, Isaura F. Vassalo de

Resumo: Este trabalho objetiva analisar as categorias freireanas dialogicidade e participação na prática pedagógica de uma escola pública estadual do município de Itajubá – MG. Selecionamos uma escola onde a prática dialógica e participativa já fosse reconhecida pela comunidade e por instâncias da administração da Secretaria da Educação, de modo a identificar e analisar como a escola faz e refaz suas práticas, orientadas por categorias r levantes do pensamento de Paulo Freire. A pesquisa tem como opção metodógica a abordagem qualitativa. A coleta de dados incluiu os seguintes procedimentos: análise de documentos da escola, realização de entrevistas e aplicação de questionários a docentes, discentes, funcionários da área pedagógica e i administrativa e observação de situações de planejamento e de desenvolvimento \ da prática pedagógica da escola investigada. A análise dos dados’ está apoiada no referencial freireano, com destaque para as categorias dialogicidade e participação. Os dados coletados apontam a presença do diálogo e da participação, na perspectiva freireana, na busca da construção coletiva de uma escola democrática, competente e alegre. Percebe-se, porém, que embora presentes, as categorias estudadas: diálogo e participação requerem um trabalho de formação permanente dos educadores para que a compreensão dessas categorias, por parte dos mesmos, seja mais precisa e consistente.

Link para Dissertação: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/9694/1/Isaura%20F%20Vassalo%20de%20Sa.pdf